sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexta da Paixão


E aí, aquele molequinho chato, fã declarado de hambúrguer com batata frita nos fast foods da vida e que em casa não deixava passar um bife, chegou à sexta feira da Paixão, que não podia comer carne e sua mãe, fervorosa, seguia isso à risca e sua lanchonete favorita estava fechada. O que fazer? Peixe ele não gostava porque comia minhoca e ele tinha nojo. Salada? Podia ser, mas ele gostava de mastigar proteína animal, carne vermelha. Dizia em suas brincadeiras de seis anos que era um predador. Não sabia o que era isso, claro, mas desde que viu na TV que o leão era um predador se encantou com a palavra.

O problema é que os leões não são católicos, não seguem a sexta feira da Paixão e ele, filho de pais católicos que era, seguia por bem ou por mal. Hoje não ia ter carne vermelha e estava decidido. Artur, o nome do nosso pequeno relutante a comer seu prato de arroz, feijão, um filé de pescado devidamente desossado, não comeria carne hoje. Amanhã, sábado de aleluia, poderiam ir à lanchonete e ele iria se fartar. Hoje, não. É preciso inculcar os bons hábitos de religião nesse menino. Ano que vem, ele iria entrar no catecismo e aprender a ser mais temente.

Aí que ele pediu ovo frito. A mãe fez e na primeira garfada, ele disse que estava mal passado. Ovo mal passado, é isso mesmo. O pequeno, além de fresco nos hábitos alimentares, resolveu desenvolver seu lado gourmet. Pediu, então aqueles franguinhos de fritar de caixinha. A mãe ponderou. Era carne branca, não ia dar problema? O pai achou que não, pois peixe também é carne branca. Então tá, a mãe foi pro fogão de novo e fez uma bela fritada daqueles pedacinhos de isopor que eles juravam ser frango. O menino comeu um e fez cara feia, comeu outro e deu o veredicto: Estava vencido. Podia ver na caixa, que ele tinha certeza que o prazo de validade venceu de longe. Óbvio que ele não sabia que o negócio foi comprado anteontem – justamente para essa eventualidade – tampouco sabia ler. Soubesse, veria que o prazo de validade expiraria dali uns dois meses. Mas ele insistia nisso. Estava vencido.

A situação desagradável do almoço continuava. Enquanto seus pais comiam com gosto o ensopado de peixe preparado especialmente para o dia, o guri encrespava com o tal ovo frito mal passado e o frango frito vencido. Era claro que não queria comer. Ou melhor... Queria, mas precisava fazer o charme que fazia. A ameaça de suspender a lanchonete de manhã caso não se fizesse, a contento, o almoço de hoje não surtiu efeito. Faze-lo de castigo caso não comesse também nem foi cogitado. O pai era simpático a essas ideias de psicologia infantil moderna. Mas o moleque estava chato, muito chato. Era preciso tomar alguma providência. Outras propostas foram tentadas com o garoto, mas não deu certo. Ele estava irredutível. Queria carne vermelha, queria hambúrguer, não queria nada de peixe nem esses paliativos de culinária demagógica. Foi quando a mãe, mulher católica, carola e que tinha esses rompantes de moda antiga perdeu o último fiapo de paciência e resolveu usar do chinelo para resolver esses problemas. Com a bunda devidamente quente, o moleque engoliu toda sua rebeldia, seu gosto por carne vermelha junto com o ovo frito mal passado, os empanados de frango vencidos, o arroz e, até, uns aspargos que a mãe resolveu, só de raiva, colocar no prato do filho.

E foi a primeira vez, naquela casa, que o Judas não foi malhado no sábado de aleluia.


Francisco Libânio,

02/04/10, 6:32 PM


3 comentários:

Meu mundo de fadas disse...

Bom dia Francisco. Adorei esse post.

Meu mundo de fadas disse...

Bom dia Francisco.Adorei esse post.

Meu mundo de fadas disse...

Bom dia Francisco. Adorei esse post.