sábado, 10 de julho de 2010

Oráculo octópoda


Desde que li a versão infantil de As Vinte Mil Léguas Submarinas vertida pelo grupo Disney, sempre vi os polvos como animais enormes, assustadores e assassinos. A vida me ensinou que o simpático molusco é um animal inofensivo sendo predador apenas com peixes, que são seu alimento.

Anos e anos depois da obra de Verne e da adaptação de Disney, um novo polvo vem às manchetes fazendo sucesso não pela sua voracidade, mas por ser um vidente. O bicho se chama Paul e está num aquário na Alemanha e de lá fez previsões sobre alguns jogos do Mundial de futebol escolhendo entre duas caixas com as bandeiras dos desafiantes. Impressionantemente, ele acertou todos. Inclusive o que selou a desclassificação do país que o abriga. Sim, porque li que ele é inglês. E mesmo assim, vaticinou que a Inglaterra seria eliminada, como foi.

O percentual de acertos do polvo é absoluto. Acertou tudo! Nessa semana, véspera da final, decidiu que quem venceria entre Espanha e Holanda seriam os espanhóis. Em Madrid, litros de sangria esperam a hora de ser entornados. Que Paul esteja certo. Depois de prever a queda tanto do país natal quanto o que o exilou, ele tem muita sorte. Escapou de virar quitute no tal restaurante, certamente foi dado por expatriado pela Rainha e, em caso do único erro, pode ser requisitado como ingrediente mais disputado numa fatídica paella de consolação. Mas os números jogam a favor do bicho.


Francisco Libânio,

10/07/10, 12:50 PM


Nenhum comentário: